terça-feira, 30 de junho de 2009

Os nossos representantes

Direcção
Presidente: José de Castro Dias
Vice-Presidente: António Paulo Ferreira Martins
Secretário: Américo Ferreira Salgado
Tesoureiro: Manuel Marques Gomes
Vogal: Rosa Maria Oliveira Silva Ribeiro

Assembleia Geral
Presidente: Ricardo Manuel Mendes Ribeiro
1º Secretário: José Miguel Rodrigues Tx. Salgado
2º Secretário: Elmira Maria Ribeiro da Silva

Conselho Fiscal
Presidente: João Fernando Silva Oliveira

Secretário: Gonçalo Filipe Oliveira Machado
Relator: Albina Ferreira Carneiro Magalhães

Percurso do CSB

A primeira valência a ser implantada foi, efectivamente, uma Cantina que de uma forma estrondosa deu, e continua a dar, resposta a uma necessidade fulcral da população estudantil. Com efeito, a cantina escolar teve ao longo dos anos lectivos aumentado o número de refeições para as crianças das Escolas de Brito.
A segunda valência a ser implantada foi o Centro de Actividades dos Tempos Livres das crianças das respectivas escolas, bem como o prolongamento do horário do Jardim de Infância da rede pública. Esta valência deu bastante apoio às crianças de Brito e arredores, que passaram a ocupar os seus tempos livres pós escola de uma forma bastante saudável e criativa.
No ano lectivo de 2001/2002 frequentaram o ATL 150 crianças do 1º Ciclo e 38 crianças do 2º Ciclo.
As valências Centro de Dia e Apoio Domiciliário iniciaram em1999, um outro tipo de apoio a uma outra faixa da população. Estas valências vieram dar resposta às necessidades mais essenciais dos idosos da comunidade de Brito e seus arredores, quer nas instalações do Centro, quer no domicílio do idoso.
Em 2000 o Centro Social empenhou esforços e pôs em funcionamento uma outra valência que foi a Creche para 30 crianças dos 4 meses aos 3 anos.

O Lar de idosos tornou-se uma realidade no ano de 2002, no principio do mês de Julho. Projectado inicialmente como mini-lar com 8 camas, ainda antes das obras terminadas constatou-se a necessidade do aumento dado o sucesso do centro de dia e o grande interesse manifestado pelos seus utentes na adesão ao lar. Actualmente o lar dispõem de 25 camas estando integralmente ocupado.
O Clube de Astronomia nasceu em 1999 fruto do interesse de alguns sócios do Centro Social de Brito por esta ciência. A actividade mais marcante foi a participação como entidade organizadora no programa astronomia no Verão do Ministério da Ciência e Tecnologia nos anos de 1999 e 2000. Foi possível, aí, levar a divulgação da Astronomia ao grande público tendo participado meio milhar de pessoas nas sessões, algumas das quais de outras localidades. O Clube concorreu já por duas vezes a projectos do programa Ciência Viva, do mesmo Ministério, no sentido de levar a divulgação da ciência aos mais pequenos.
O Espaço Millenium nasceu em finais de 2001 como mais uma valência virada para toda a comunidade. Com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude foi possível manter um espaço com 4 computadores e aberto 16 horas por semana de forma a que qualquer pessoa possa executar trabalhos ou consultas na internet.
Com a construção do edifício de raiz do Centro Social de Brito, constatou-se um aumento significativo do número de utentes a serem apoiados.
As Nossas Valências
ATL 1º ciclo
ATL 2º ciclo
Prolongamento de Horário do Jardim de Infância da rede pública (1);
Alimentação / Refeitório escolar;
Transportes;
Centro de Dia;
Centro de Convívio;
Apoio Domiciliário;
Apoio Domiciliário ao fim de semana;
Creche;
Jardim de Infância / Pré-escolar;
Lar de Idosos.
Notas: (1) Apenas temos a responsabilidade da gestão financeira e da formação do pessoal.

Caracterização da Instituição

O Centro Social de Brito como Instituição Particular de Solidariedade Social tem como objectivo primordial dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça social a determinados grupos vulneráveis da sociedade.
A origem da constituição e formação desta Instituição surgiu em 1995 quando um pequeno grupo de pais numa reunião de início do ano lectivo resolveu dar um contributo às Escolas de Brito, e consequentemente, à população em geral. Deste modo, pôs em funcionamento uma Cantina nas instalações da Escola Ribeira N.º 2, afim de satisfazer uma necessidade cada vez mais crescente da população estudantil das Escolas e do Jardim de Infância de Brito. Assim, partiu-se para a formação de uma associação de pais legalizada ( APEB – Associação de Pais das Escolas de Brito).
No entanto, e como Associação de Pais, sentiram a necessidade de dar resposta a mais problemas que se sentiam na comunidade de Brito, e pedem apoio à Segurança Social. Contudo, com esta forma jurídica não conseguiam candidatar-se a subsídios. Neste sentido, os elementos da Associação passam a formar uma comissão instaladora para a criação do Centro Social de Brito e, assim, em Fevereiro de 1998 é aprovado como tal, e passa a ser subsidiada pela Segurança Social. Em Maio do mesmo ano é considerado juridicamente I.P.S.S.- Instituição Particular de Solidariedade Social.
As novas instalações do Centro Social de Brito, estão situadas na rua das Escolas Primárias, na Vila de Brito, Concelho de Guimarães, ocupando uma área total de 4000m² (sendo a área de implantação de 1600m², e a área de jardins, passeios e estacionamento de 2400m²). Encontram-se distribuídas em 4 pólos principais de trabalho: CRECHE (350m²), ATL (700m²), CENTRO DE DIA e LAR (500m²) e SERVIÇOS (550m²). Contemplam uma área de serviços gerais (apoio), nomeadamente, secretaria, gabinete médico, gabinete de apoio aos familiares, gabinete da direcção, lavandaria, armazém e polivalente.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Missão, Visão e Estratégia do Centro Social de Brito


A Missão do Centro Social de Brito é prestar um serviço de qualidade, adequado a cada cliente, respondendo às suas necessidades e superando as suas expectativas.
Visão—Ser uma Instituição de referência e excelência, reconhecida pelos serviços que presta. Criar novas respostas e melhorar as existentes para que cada dia seja um passo ao encontro dos requisitos da comunidade.
Estratégia—Apostar na melhoria contínua da qualidade dos serviços e aumentar a oferta de respostas de acordo com as expectativas da comunidade. Investir no desempenho dos colaboradores, encarando-os como peças fundamentais para a excelência.

Valores do Centro Social de Brito


Cidadania—Pertencemos todos a uma comunidade que nos atribui um conjunto de direitos e obrigações. No Centro Social de Brito fazemos dos seus direitos, as nossas obrigações diárias.
Solidariedade—Entre a Instituição e os clientes há uma comunhão de atitudes, sentimentos, interesses e propósitos para que possamos ser uma unidade sólida.
Profissionalismo—Todos os colaboradores se submetem a uma complexa variedade de regras para desempenharem o seu trabalho com dignidade, justiça e responsabilidade.
Compromisso—Todos os dias convertemos as nossas convicções e ideais em comportamentos e atitudes para com os nossos clientes. Comprometemo-nos a fazer o melhor como um desafio diário.